Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The name is Mia

Por uma sociedade livre de cinismo

The name is Mia

06
Jun18

Proteção de dados, a ilusão.

Mia

teclado-con-el-botón-del-sexo-35843520.jpg

 

Tanto se tem falado em proteger os nossos dados, e que temos que dar autorização para tudo e mais alguma coisa, um arraial de spam no mail por causa deste assunto. Parece-me que ninguém se lembra que por muito que as empresas se comprometam e cumpram a lei, nada , mas nada nos protege da manipulação humana nos nossos dados pessoais. Posso dar um exemplo e aqui entra também a questão do assédio.

Vais a uma clínica, precisas de fazer análises.

-Já é nosso cliente? Não

-Então vamos fazer a ficha, tem o seu CC? Sim. (Pimba, forneces os dados todos do cc, não só á empresa mas também á pessoa que te atende)

-Tem telefone de contacto? Sim (Pimba 2, dar o teu contacto de telemóvel não só á empresa mas também a quem que te está a atender)

-Prefere receber os resultados em papel ou prefere que lhe envie por mail? Por mail por favor. (Pimba 3, estás a dar o teu mail ao funcionário/a que já está a esfregar as mãos de contente)

 

Quais são as implicações reais?

Acabaste de te colocar numa lista para futuros contactos comerciais.

Acabaste de dar material a um/uma stalker.

Pelo mail, nome, telefone, nome dos pais...estás a dar lenha para te encontrarem no face. Se não pelo teu nome, pelo nome dos teu paizinhos de certeza. Por aqui consegue-se saber muito acerca de uma pessoa. E lá vem o pedido de amizade inocente, depois um follow no insta, conseguem imaginar? Sim é isso mesmo. Stalker á vista.

 

Evitem ao máximo dar o cc, tenham um mail próprio para este tido de correio, e por amor de deus não coloquem o telemóvel nas redes sociais, datas de nascimento. Se for possível separem a vida pessoal da profissional, e tenham cuidado com os detalhes que tornam públicos.

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
counter free